sábado, 5 de março de 2011

Antropologia - Doutrina do Homem

Antropologia 

Antropologia, do grego anthropos que significa, (homem), e logos”,(estudo,razão, pensamento) È a ciência que tem como objeto, o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira geral, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
O fundamento, a razão de ser da religião Cristã apóia-se numa relação vital entre duas pessoas, Deus e o homem. Portanto, para que a teologia seja fiel á sua proposição e significado, deve prender-se não só ao estudo da revelação de Deus, mas também do homem.  È necessário conhecermos suficientemente o homem para não cairmos em erros irreparáveis na abordagem da doutrina bíblica. Convém, pois , estudar e conhecer o homem na sua constituição e posição dentro do propósito de Deus no tempo e na eternidade.  Havendo criado todas as coisas de acordo com a sua vontade, e pelo poder da sua palavra, no sexto dia da criação, do pó da terra, formou Deus o homem.  E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”  (Gn.2.7)   Certamente por esta razão tem o homem na sua composição física tantos componentes químicos encontrados no “pó” da terra tais como:  Fósforo, potássio, enxofre, sódio, magnésio, ferro, manganês, iodo, flúor, níquel , zinco entre outros.

Todas as coisas criadas por Deus vieram a existência apenas pela ação do seu poder. O homem, no entanto, alvo de especial do cuidado de Deus, foi modelado pelos dedos do próprio Criador, que cuidadosamente soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser “alma vivente” como é até hoje. Em relação aos demais seres vivos, tais como peixes, as aves, as bestas da terra e dos mares, lemos que Deus os criou, “ segundo a sua espécie”. Isto significa que eles possuem formas tipicamente próprias de suas espécies.   O homem não foi criado assim, e muito menos conforme o tipo das criaturas inferiores. Com respeito a ele:, disse Deus:   “ Façamos o homem, à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”  (Gn.1.26)  Deus formou o homem ” tricotômico”, ou seja, composto de, espírito, alma e corpo.
 “ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Ts.5.23) Desta forma, tem o homem um espírito que o liga ao seu criador, uma alma que é sede de suas emoções, e um corpo que abriga o espírito e a alma, e que é templo do Espírito Santo.      (I Co.3.16)
Assim, em todo relato bíblico, o homem recebeu de Deus cuidados especiais na sua criação, no princípio  tornando-se ,”Coroa da criação”, (Sl.8.5-8)  vindo depois do homem, a mulher, dando origem a toda humanidade.  E de um só, fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;”  (At.17.26).

A desobediência do primeiro casal ao mandamento divino de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, trouxe consigo conseqüências desastrosas. Em decorrência  da queda, o homem viu afetado o seu relacionamento com Deus,(seu criador), com seu semelhante, com a natureza  e o demais seres criados, gerando a morte física; “ E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. (Gn.6.7), e espiritual, fazendo separação entre o homem e Deus; “ Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Is.59.2)
Dotado de livre arbítrio, a “obra prima” da criação decide viver sem a glória de seu Criador.
” Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Rm.5.12)   “ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Rm. 3.23)

Um comentário: