sábado, 5 de março de 2011

Hamartiologia - Doutrina do Pecado

Hamartiologia

Hamartiologia, Origina-se dos vocábulos  gregos hamartia” que significa, (pecado, transgredir, errar o alvo,)  e logós (estudo,ensinamento).

As Escrituras destacam dois grandes princípios morais mediadores do comportamento do homem em relação a Deus:  A santidade e o pecado.  Na esféra moral, a santidade corresponde ao “bem” enquanto que o pecado, corresponde ao “mal”. Todos os demais princípios e qualidades morais podem ser classificados de maneira a se identificarem com a (santidade e bem), ou com o (pecado e o mal). Por essa razão a doutrina do pecado recebe especial atenção na bíblia.

Origem do pecado
São os mais diversos os conceitos que ao longo da história surgiram acerca da origem do pecado.
Irineu, Bispo de Lyon, na Àsia Menor (130-208 d.c.), foi talvez o primeiro dos pais da igreja antiga, a assegurar que o pecado do mundo se originou na transgressão voluntária do homem no Èden.
O conceito de Irineu (também sustentado por Agostinho), logo tomou conta do pensamento e da teologia da igreja, como arma no combate ao gnosticismo, doutrina que ensinava que o mal é inerente a matéria, ou ainda, que o contato da alma humana com o corpo a tornava imediatamente comrropida.  Foi justamente neste universo gnóstico que o apóstolo João, escreveu no seu envangelho... “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”  (Jo.1.14)

Na Bíblia, o mal moral que assola o mundo normalmente chamado pelos homens de fraqueza, equívoco, deslize, ou queda, se define claramente como pecado, erro, transgressão, iniquidade e injustiça.  A Bíblia apresenta o homem como transgressor por natureza, no entanto, essa natureza rebelde teve origem na eternidade, nas regiões celestes. Deus criou os anjos pefeitos, porém, Lúcifer e a legiões dele se rebelaram contra Deus, pelo que caíram em terrivel condenação.
O pecado teve sua origem em Satanás (Ez.28.15; Is.14.12), A Bíblia diz que o Diabo é homicida desde o princípio. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele”. (Jo.8.44b), e que o Diabo peca desde o princípio . Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio”.  ( I Jo.3.8)

Pecado original e os nossos pecados
A condição pecaminosa em que nasce o homem é definida teológicamente como “ pecado original ”, é chamado assim, porque se deriva de Adão, o tronco original da raça humana. Portanto o pecado tornou-se universal e afeta a todos os homens, (Rm.3.23). Disse Davi: “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”.  (Sl.51.5).
aquelas ações externas que se executam através do corpo, podem se classificar como “ Nossos pecados “, são também todos aqueles maus pensamentos conscientes, maus desejos do coração, etc .“Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. (Mt.15.19), e ninguem está livre deles. Se dissermos que não temos PECADO, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos PECADOS, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”  ( I Jo.1.8-9).

A palavra “pecado” no singular, é uma referencia direta ao pecado original, ou seja, a natureza caída do homem, enquanto os “pecados”  no plural, desdobram-se em diferentes classes, ações,e atitudes, também conhecidas como “obras da carne”  (Gl.5.19), O Senhor Jesus morreu para nos purificar de todo pecado. Jesus disse que o único pecado que não será perdoado é a “ blasfêmia contra o  Espírito Santo “. Jamais atribua ao autor do pecado, as obras realizadas por Deus.  (Mt.12.24-32).

A orientação da palavra de Deus, é que fujamos de todo pecado e aparencia do mal. ( I Ts.5.22; Hb.12.1)  Todavia, se pecarmos, temos um advogado nos céus que intercede por nós...
“ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo”. (I Jo.21-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário