quinta-feira, 3 de março de 2011

Introdução as Doutrinas Bíblicas

       INTRODUÇÃO                                                                                                                    O presente trabalho contém um resumo de doutrinas elementares e cardeais da fé cristã.    Em face do perigo espiritual que ronda o rebanho do Senhor na terra hoje em dia, se faz necessário não apenas doutrinar as nossas igrejas; convém fazê-lo usando todo o potencial das Escrituras. A ausência do ensino de doutrinas específicas tem feito as nossas igrejas espiritualmente pobres e as deixado a mercê dos falsos mestres que infestam a seara do Senhor.
Todavia, antes de qualquer inserção nos textos doutrinários, necessitamos saber que:   "Doutrina não é Costume".     
                                                                                                      
COSTUMES:  São regras ou práticas que se observam nos diferentes países.  Hábitos culturais admitidos e respeitados por um povo, território ou nação, práticas habituais que se divergem de acordo com cada local de origem. A orientação bíblica é, adotar os “bons” hábitos.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”   (Fp.4.8)

DOUTRINAS:  Este termo pode ser definido como o conjunto de princípios,ensinos ou normas que servem de base de sustentação a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. Doutrina bíblica é um ensino da Bíblia, normativo terminante, derivado das Sagradas Escrituras, como regra de fé em Deus.
A Bíblia nos adverte a não sermos enganados com outras (falsas) doutrinas. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Ef.4.14)
Doutrinas estranhasNão vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça...”  (Hb.13.9 a)  
Doutrina dos fariseusEntão compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos  fariseus.”  (Mt.16.12).
Doutrina de homens  “Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. ” (Mc.7.7 ).
Doutrina de demônios –“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;”   (I Tm.4.1)
Entretanto, se por um lado a Bíblia condena o que é falso, de igual modo, exorta urgentemente e recomenda a verdadeira doutrina. Entre outras coisas é para estabelecer a doutrina que : “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. “ (II Tm.3.16-17).   A Boa doutrina, (I Tm.4.3), sã doutrina (I Tm.1.10, IITm.4.3, Tt.2.1),  as verdadeiras doutrinas, apresentam as seguintes características:

Absolutas: Procedem de um Deus pessoal e absoluto, que não depende de nenhum outro ser ou fonte para existir. Ele é eterno, existe por si mesmo, não está sujeito a tempo e governa eternamente (antes da fundação do mundo) o universo.

Universais: Estão fundamentadas na origem do caráter moral de Deus, baseadas na sua Onisciência, Onipotência, Onipresença e Santidade, portanto válidas incondicionalmente em qualquer lugar do mundo.

Imutáveis: Porque, seu autor (Deus) não muda, é o mesmo em todas as épocas e lugares, suas leis estão em conformidade com seu caráter moral, divino e santo. Ontem, hoje e eternamente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário