sábado, 5 de março de 2011

Eclesiologia - Doutrina da Igreja

Eclesiologia 

Origina-se do grego ekklesia e do latim ecclesiaque significa (igreja ou assembléia). O termo original era usado entre os judeus para designar a assembleia geral. Referia-se a um grupo de pessoas
“chamados para fora” da massa de povo que compunha uma sociedade, e “logos”, que significa (estudo). Eclesiologia é o estudo da igreja e de sua história.
 Igreja invisível (organismo, triunfante)
Entende-se por igreja a totalidade dos salvos em Cristo, dos que estão compromissados com a obra do Senhor, dos separados (santos) pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador. Uma assembléia de almas regeneradas que vivem em união com Cristo e com próximo, uma congregação de crentes em Jesus Cristo atraídos uns aos outros por afinidades espirituais da nova vida que cada um recebeu pelo novo nascimento, a profissão pública de fé, pelo batismo em águas e a comunhão da santa ceia.  A igreja é aqui na terra o corpo místico de Cristo, um exército que marcha triunfante. Nesta acepção, é chamada igreja invisível, a que tem vida interior, espiritual, um organismo vivo onde Cristo é a cabeça. (Ef.1,22; 5.23)
 Igreja visível  (organização, militante)
Dá-se o nome de Igreja Local ao grupo de pessoas ­chamadas de membros, unidas na mesma fé em Cristo Jesus, que se reúnem regularmente em determinado lugar, sob a coordenação e direção de um líder espiritual  (Pastor,Bispo,Apóstolo,...). Uma sociedade composta de pessoas, voluntariamente ligadas a aliança especial para manutenção do culto, verdades, ordenanças e disciplinas do evangelho.  A igreja é a comunidade do reino, mas nunca o próprio reino. Os discípulos de Jesus pertencem ao reino, como o reino lhes pertencem. (At.8.12; At.19.8; At.20.25; At.28.23,31)  Neste caso, chama-se igreja visível, ou seja, a igreja terrena, institucional, física, organizada, formal, administrativa.  Individualmente, o membro da igreja não é igreja. “E também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mc. 16.18). Tu és Pedro ..” (petros), palavra grega designativa de pequenos blocos rochosos, fragmentos de rocha, pedras pequenas, pedras de arremesso. “ Sobre esta pedra ...” (petra), rocha grande e firme.  Logo, a Igreja seria firmada sobre a Rocha.  Jesus é a “petra”, a Rocha sobre a qual Sua Igreja está edificada (Ef. 2.20; At. 4.11; Rm. 9.33; 1 Co. 10.4; 1 Pd 2.4).  Se a Igreja é o corpo de Cristo, Pedro não poderia ser o cabeça da Igreja. A cabeça desse corpo é Jesus.  (Cl. 1.18).
Origem e Missão da igreja
No plano de Deus , a igreja já existia muito antes que qualquer outra coisa viesse a existência , isso com base no sangue do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (Ap.13.8).  A origem divina da igreja, é patenteada pela sua origem histórica, bem como pela sua expansão e confirmação.  Não é possível pensar em igreja separadamente de Cristo,nem pensar em Cristo separadamente da igreja. Deus, segundo seu soberano propósito, permitiu que as eras se fossem escoando até que achou por bem tornar a igreja manifesta e conhecida. A igreja de Cristo como tal, veio a existência no dia de pentecoste, (At. 2.1-4),quando do derramamento do Espírito Santo. Assim como o tabernáculo foi construído e depois consagrado pela descida da Glória Divina , de igual modo os primeiros membros da igreja foram consagrados no cenáculo e consagrados como igreja pela descida do Espírito Santo sobre eles e dentro deles, capacitando-os com pode e autoridade espiritual para fazerem conhecida a igreja em todo o mundo.  (Lc.24.49;  At.1.8)

A igreja é (ou deveria ser) a única instituição no mundo, cuja a preocupação essencial não é o bem-estar de seus próprios membros. A razão de ser, existir e agir da igreja na terra é ministrar em nome de Cristo e evangelizar o mundo; (Mc.16.15-16; MT.28.18-20), ser lugar de habitação de Deus; (I Co.3.16), testemunhar a verdade; (I Tm.3.15), tornar conhecida a multiforme sabedoria de Deus; (Ef.3.10), edificar e disciplinar seus membros; (Ef.4.11-13; Mt.1815-17), sustentar uma norma digna de conduta; (Mt.5.13-16), cultivar a comunhão entre seus membros; (Jo.13.34-35; I Jo.1.7) e dar eterna Glória a Deus; (Ef.3.20-21).

2 comentários:

  1. Parabens professor Hercília, excelente matéria. linguagem fácil e de fácil aplicação.

    ResponderExcluir
  2. Grato, estava com o blog inativo por algum tempo, devo voltar as postagens em breve... Deus o abençoe !

    ResponderExcluir