sábado, 5 de março de 2011

Escatologia - Doutrina das Ùltimas Coisas (Parte 2)

Grande Tribulação

 Após o arrebatamento da Igreja terá início um período de grande sofrimento, angústia, dor, desespero e perseguição sem paralelo em toda a história da humanidade; Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais" (Mt 24.21), é identificada na Bíblia como: "o dia do Senhor" (Sf 1.14); "tempo de angústia de Jacó" (Jr 30.7); "a grande angústia" (Dn 12.1); "o dia da vingança"(Is 63.1-4); "o dia da ira de nosso Deus"(Sl 110.5),"grande aflição" (Mt.24.21); "a hora da tribulação" (Ap 3.10); "grande tribulação" (Ap 7.14)..., acontecerá em duas fases distintas:
No início, o Anticristo, fará uma aliança com Israel e prometerá prosperidade, paz e segurança;  "Ele confirmará uma aliança com muitos por uma semana ...” (sete anos); (Dn 9.27 a), transcorrido metade do tempo previsto, (três anos e meio ou 1.260 dias), quebrará o acordo; “... mas na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de cereais" (Dn 9.27 b), é o fim da aparente paz e segurança; (I Ts.5.3), profanará o templo em Jerusalém e só admitirá culto e adoração a ele próprio. "E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei...” (Dn 7.25).

Julgamento das Nações
Jesus  revelou que na sua vinda em glória, com todos os santos anjos, as nações reunidas diante dele serão divididas em “ovelhas” (os justos) à sua direita e os “bodes” (os ímpios) à esquerda; Os justos irão para a vida eterna; E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”, e os ímpios para o castigo eterno; Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos ”; (Mt.25.31-46).  Estarão ali, também, as nações que não se aliaram ao Anticristo e que sempre reconheceram Israel como a herança de Deus. A essência desse juízo é o julgamento dos opressores do povo judeu;  "Congregarei todas as nações e as farei descer ao vale de Josafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo e da minha herança, Israel, a quem eles espalharam entre as nações, repartindo a minha terra, Ajuntai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e congregai-vos (ó Senhor), faze descer ali os teus fortes! Movam-se as nações e subam ao vale de Josafá; porque ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor. Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do Senhor está perto no vale da Decisão"  (Joel 3.2, 11- 14).

Milênio
Período de mil anos em que Cristo reinará na Terra; E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.” (Ap.20.4). Depois da Grande Tribulação; prisão do Diabo; destruição do Anticristo, e seus exércitos e do falso profeta,  julgamento das nações "vivas" (Mt.24.30; Ap. 20.2). Participarão os salvos de todas as épocas, os fiéis do Antigo Testamento; a Igreja, e os salvos vindos da Grande Tribulação, todos em corpos espirituais e glorificados; (1Ts.4.16-17; Ap.19.14; 20.4-6).  Por possuírem corpos glorificados, transitarão tanto na Terra como no Céu.  Os judeus salvos  da Grande Tribulação; os gentios poupados no julgamento das nações; os nascidos durante o Milênio é claro em seus corpos naturais, Somente os salvos serão admitidos no reino de Cristo (Mt.25.37; Is. 26.2; 60.21).  Haverá perfeita comunhão entre os homens e os animais; (Is.11.6-8), profundas transformações na natureza; (Is.11.15; 41.18), Os habitantes da Terra viverão mais tempo;(Is.65.20-22), Enfim, haverá paz e prosperidade na Terra (Is.2.4; 35.1-2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário