sábado, 5 de março de 2011

Soteriologia - Doutrina da Salvação

Soteriologia 

A palavra Soteriologia, é formada a partir de dois termos gregos, “Soterios”, que significa (salvação) e “logos”, que significa (estudo,ensino).  È  a área da Teologia Sistemática que trata da doutrina (estudo) da salvação humana.

Cada segmento religioso oferece um tipo diferente de salvação e possui sua própria soteriologia, Alguns buscam por méritos, outros por obras, ou ainda no aperfeiçoamento humano como forma de obter a salvação, entre outros ... Entretanto, entendemos pela Bíblia, que a salvação é obra de Deus em favor do homem, e não do homem em favor de Deus. O homem é completamente incapaz de agradar a Deus por si só, pois leva sobre si a sentença da “morte espiritual”.

Por esta razão, Deus tomou a iniciativa de prover a salvação independentemente dos méritos e possibilidades do homem, afim de trazer redenção a humanidade caída. O perdão dos pecados é concedido unicamente por Deus (Mc 2.7), e está baseado no sacrifício pelo sangue de Cristo,
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” (Cl.1.14)       
O sacrifício que tira o pecado, “ No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo.1.29), é inteiramente pela graça de Deus, “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,”  (Tt.2.11), mediante a fé, “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef.2.8)
O pecador é então restaurado à comunhão diante de Deus, ” Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.” (Is 44.22). Sem o perdão dos pecados não há meio de acontecer a salvação da alma do homem (Rm 4.8), Por isso Deus revelou o seu grande amor para com a humanidade, “ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”  (Jo.3.16).

Deus não obriga ninguém á aceitá-lo, mas a Bíblia demonstra que a salvação como uma experiência humana, depende da situação de cada crente, e é manifesta em expressões tais como: continuar na fé”, “não retroceder”, “estar na luz”, “ir até o fim”,... Não deixando o coração encher-se de descrença, ao ponto de perder a salvação.
“ Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”.(Hb.3.12).

ASPECTOS DA SALVAÇÃO

CONVERSÃOMudança de direção, arrependimento, perdão dos pecados. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”  (At.3.19)
REGENERAÇÃO – Isto é uma nova criação, nova vida, “Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é,as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. (II Co. 5.17)
ADOÇÃO – Novo nascimento, numa nova família. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus”. (Jo 1.12-13.)
JUSTIFICAÇÃO – Isto é uma absolvição da pena, uma extinção da culpa, tornar justo. “Sendo pois, justificados pela fé temos paz com Deus, por nosso senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1)
RECONCILIAÇÃO – Reatar as relações pessoais, interrompidas pela inimizade com Deus.   
“Porque se nós, sendo inimigos de Deus, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10)
SANTIFICAÇÃO – Isto é, uma limpeza completa, Purificação Total (dentro e fora):“E é o que haveis sido lavados, mas haveis sido santificados... “ (I Cor 6.11)
REDENÇÃO – Isto é um resgate, o pagamento de um preço, a remissão de uma divida.
”Porque fostes comprados por bom preço; Glorificai a Deus no vosso corpo. E no vosso Espírito os quais pertencem a Deus” (I Cor 6.20).

4 comentários:

  1. Resumo excelente a respeito da salvação.Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  2. Bênção de Deus enrequecimento espiritual

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe sua vida grandemente, esse ensino me ajudou muito a entender o que e salvação.

    ResponderExcluir