sábado, 5 de março de 2011

Paracletologia - Doutrina do Espírito Santo

PARACLETOLOGIA

È uma palavra formada por dois vocábulos gregos, “paracletos” (que significa. Ajudador, Consolador, advogado) e “logos” que deu origem a “Logia” (que significa estudo, doutrina).      A Paracletologia estuda de uma forma sistemática tudo o que se refere ao Espírito Santo (chamado por Jesus de Consolador).       
 Doutrina também conhecida como Pnematologia.
A Paracletologia divide-se, na Bíblia em dois períodos: o do Antigo e do Novo Testamento.    No Antigo Testamento, as atividades e as manifestações do Espírito Santo eram esporádicas, Ele se manifestava em circunstâncias especiais, específicas e em tempos distintos. Além de estar presente na Criação, o Espírito santo se manifestou na vida de diversos líderes veterotestamentário ; José,(Gn.41.8,38),Moisés,(Nm.11.16,17,25),Bezaleel,(Ex.31.1-4) Otniel,(Jz.3.10,11) Sansão,(Jz.14.19) Davi,(I Sm.16.13) e outros.

No Novo Testamento, sua manifestação começa no dia de Pentecostes, quando suas atividades se concretizam de maneira direta e contínua através da Igreja, veio para morar nos corações dos crentes e enche-los do seu poder. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder”  (Lc.24.49).        
Possui os “mesmos atributos” do Pai e do Filho ...  È Deus,(At.5.3) Eterno (Hb.9.14) Onisciente (Sl.139.2,11,13) Onipotente (Lc.1.35) Onipresente (Sl.139.7-10) . Em João 16.8,13,14 encontramos algumas vezes o pronome Ele, aquele (no grego ekeinos) que indicam a pessoa do Espírito Santo. Em João 14.16, encontra-se a expressão "outro Consolador". Ela, mais uma vez, identifica a personalidade do Espírito Santo. A palavra "outro", usada por Jesus, no grego "Allos", significa "outro do mesmo tipo". O Filho de Deus revelou-se como pessoa, mas falou de outra que Ele enviaria após sua subida para o céu. Alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado.

Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade. Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho. O Espírito Santo não é mera influência ou poder, Ele tem atributos pessoais, Ele pensa,(Rm.8.27), Tem vontade própria,(I Co.12.11) Tem ciúmes,(Tg.4.5) Se entristece,(Ef.4.30) Intercede,(Rm.8.23) Ensina,(Jo.14.26) Fala,(Ap.2.7) Comanda,(At.16.6-7)   O Espírito Santo é mostrado também nas Escrituras através de símbolos como: Fogo,(Lc.3.16) Vento,(At.2.2) Àgua,(Jo.7.37-39) Òleo,(Zc.4.2-6) Pomba,(Mt.3.16) Selo,(Mt.3.16-17). Ele concede uma diversidade de dons aos crentes, para o benefício do corpo de Cristo.  (I Co 12.8-10)  
Em contraste com as obras da carne, (Gl.6.19-21) temos o modo de viver íntegro e honesto que caracteriza a verdadeira espiritualidade que a Bíblia chama "o fruto do Espírito"; Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei “. (Gl.5.22-23).  
Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito Santo, que é  o “agente gerador” do fruto do Espírito,dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus. (Rm 8.1)
“ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.  Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele .... Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. “(Rm.8.5-9,13,14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário