sábado, 5 de março de 2011

Escatologia - Doutrina das Ùltimas Coisas (Parte 3)

Juízo  final

O julgamento do Grande Trono Branco, o “Juízo Final ”,
ocorrerá logo ao fim do governo milenar de Jesus Cristo. Este será o julgamento final de todos os homens ímpios que morreram, ao longo da história, os que sobreviveram durante a tribulação, mas que não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador , e também será o julgamento final da morte e do inferno.
"E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados  pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap.20.11-15). Os salvos em Cristo não passarão pelo vexame desse julgamento, uma vez que já estão glorificados por Cristo; “ Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo ...” (Ap.20.6), 
pelo contrário, os santos vencedores estão assentados em tronos como assistentes de Cristo no julgamento final; ( I Co.6.2-3; Ap.20.4).

Novos céus e nova terra
Deus irá desfazer todo o universo, mas irá proteger os seus com o poder de Sua mão; Naquele dia, o Senhor castigará, no céu, as hostes celestes, e os reis da terra, na terra” (Is.24:1,19-21),  “Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira” (Is.34:4), e irá criar “Novos Céus e nova Terra”; “ Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas” (Is.65:17). Estes novos Céus e Terra serão absolutamente livres do pecado e de toda sua maldição, onde habita a justiça, coisas totalmente novas; (Is.66.22; II Pe.3.22), a morte já não existirá,  nem pranto; “ Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o Senhor Deus as lágrimas de todos os rostos...” (Is.25:8), porque as primeiras coisas passaram; (Ap.21.1). “ E ali nunca mais haverá maldição contra alguém ... não haverá mais noite ... porque o Senhor Deus os ilumina, e reinarão para sempre.” (Ap.22,5,17)

“ E o Espírito e a esposa dizem Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida ... Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus ! "
                                                                   (Ap.22.17,20)



Nenhum comentário:

Postar um comentário