sexta-feira, 4 de março de 2011

Teologia - Doutrina de Deus

TEOLOGIA    

Deriva dos vocábulos gregos ”Theos” (Deus) e “logos”  (tratado), de onde se origina a palavra “logia” que  significa  “estudo”, portanto, Theo-logia, é o estudo sobre Deus, ou (Teontologia – Estudo do ser de Deus)
Quando usada num sentido mais amplo a palavra teologia pode incluir todas as outras doutrinas reveladas na Escritura. Ora, Deus é o supremo ser que criou, e até agora sustenta, tudo o que existe. A teologia procura entender e articular, de uma maneira sistemática essa verdade.  Não obstante ser a Bíblia um livro que trata essencialmente de Deus e de seu relacionamento como homem, a mesma não tem como propósito primeiro provar a existência de Deus, fato indiscutível e pacifico no decorrer de toda narrativa bíblica. A teologia, não se propõe a dissecar o ser de Deus, mas a apresentá-lo ao nível da compreensão humana, sua existência, revelação, natureza e atributos.
Entendemos que atributos são “qualidades”, “propriedades”, “virtudes” ou “perfeições” de uma pessoa particular ou de um ser.  Como Deus é um ser, ele possui as qualidades que fazem com que ele seja o que é. Evidentemente, Deus como um ser Eterno, Onisciente, Onipresente, Onipotente e Santo, jamais poderá ser “dimensionado” na sua plenitude pelo homem cuja a capacidade intelectual é muito limitada em si mesma.           
Na verdade não podemos conhecer a Deus na sua totalidade. O homem não pode conhecer a Deus na sua abrangência. Contudo, dentro daquilo que Ele se deu a conhecer podemos e devemos ter algum conhecimento a seu respeito.  “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”  (Os.4.6)

“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”   (Os.6.3)

”Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me  conhecer, e saber, que eu sou o Senhor, que faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado,diz o Senhor.”(Jr.9.23,24)

Deus é Espírito, Infinito, Eterno, Imutável em seu ser, Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade e Verdade. E é assim que devemos conhecê-lo e adorá-lo. “Mas à hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo.4.23)

Ainda que a teologia ortodoxa e conservadora tenha a existência de Deus como um fato plenamente razoável, independentemente da fé, não se propõe a demonstrá-la por meio de argumentos lógicos.  A Bíblia não é nenhum diário de Deus, reunindo assim, todas as indagações da mente humana sobre Ele. Há nela, sim, o suficiente à mente finita do homem. Suas primeiras palavras declaram enfática e inequívocadamente: “No princípio, criou “Deus” os céus e a terra ...”  Gn.1.1)

A pessoa que para provar a existência de Deus vai além do que a Bíblia diz e a Criação testifica, pode chegar a resultados inúteis e desnecessários. Inúteis se não der crédito que Deus é galardoador dos que o buscam. Desnecessário porque tende a forçar uma pessoa que não tem fé a crer em Deus apenas por meio de argumentos lógicos.
O cristão aceita por fé a verdade quanto à existência de Deus, segundo a revelação contida nas Escrituras. Não se trata de fé cega, mas na fé que se baseia na revelação de Deus através de Jesus Cristo e da sua palavra inspirada.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente ... Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.   (Hb.11.3,6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário