sábado, 5 de março de 2011

Satanologia - Doutrina de Satanás

Satanologia

Do original hebraico“Shai'tan”,ou Satã, de onde originou a palavra “Satanás” (que significa adversário) e do termo grego diabolos”, (Diabo, acusador), e ainda do Latim lucem ferreque é “Lucifer”, que quer dizer (portador de luz) e o termo grego “Logos” (estudo). Satanologia, é a doutrina que estuda Satanás e seus anjos caidos.

A Bíblia parece sugerir que a mais exaltada posição no reino dos espíritos era ocupada no princípio por Lucifer, uma criatura até então, perfeita em todos os seus caminhos, desde sua criação,(Ez.28.12-15). Tendo pecado contra Deus, tentando usurpar-lhe o trono e o domínio do universo; (Is.14.13-14), Lúcifer perdia o seu estado de pureza original. Deposto da presença do Altíssimo, transformado em Satanás, tornou-se o chefe das potestades do ar; (Ef.2.2), O príncipe deste mundo; (Jo.14.30), juntamente com os anjos que haviam se aliado a ele na sua rebelião. Desde então se tem feito inimigo de Deus e de tantos quantos amam a Jesus Cristo.

As Escrituras o apresentam como Abadom e Apoliom, Belzebu, Belial, o Malígno, Satanás, a Antiga Serpente, Diabo, Acusador, O deus deste século, Homicida, Pai da mentira, Tentador dos santos, ... Por vezes na bíblia ele é comparado a um passarinheiro, um semeador de joio, um lobo, um leão que ruge, serpente, dragão ... Satanás é um ser dotado de personalidade, autoconsciência, intelecto, emoções,e vontade própria, é um ser astuto, hostil, inimigo declarado de Deus e dos homens. Exerce habilidade executiva, tenta, cita as Escrituras, acusa, aflige, e opera sinais. (Ap.9.11; Mt.12.24; II Co.6.15; Lc.10.18; Ap.20.2; I Pe..5.8; Ap.12.9-19; Jo.14.30; II Co.4.4; II Tm.2.26; Mt.13.28; I Jo.3.8; Jo.8.44; IICo.11.13; Mt.4.3; Jó.1.9-10; Ap.19.20).
Os anjos que mantiveram a sua integridade e lealdade a Deus, foram confirmados em santidade; sua obediência se tornou habitual e sua bondade se tornou qualidade de seu caráter, por essa razão, são chamados de “santos anjos”.  Assim como Deus dispõe de anjos que se comprazem na realização de seus desígnios, Satanás também possui os seus “anjos caídos”, demônios dispostos a levar a efeito todos os seus maléficos planos a qualquer momento, em qualquer lugar, prejudicando o homem, causando-lhe males na alma e no corpo;  (At.5.16).
Com base no livro do apocalipse, deduz-se que, um terço dos anjos criados por Deus no princípio, se juntaram a Lúcifer na sua maldade e decadência;  (Ap.12.4),  tornando-se  passiveis de juízo. E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;   (Jd.6).
Todavia, Satanás e seus demônios estão limitados e sujeitos a Deus, e nada podem realizar sem que o Altíssimo lhes conceda permissão; Disse o Senhor a Satanás: Muito bem, tudo o que ele tem esta no teu poder, mas somente contra ele não estenda a mão. Então Satanás saiu da presença do Senhor.” (Jó 1:12) Sendo uma criatura, é portanto limitado, não é onisciente, nem onipotente, e nem onipresente. Sua ação pode ser resistida pelo crente; “ Sujeitai-vos pois, a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós. ” (Tg.4.7), e repreendida por ele; (Mc 16.15).
Vencido por Jesus desde a criação, no deserto e na Cruz, seu juízo e condenação já estão descritos desde o princípio. Expulso de sua posição original, (Ez. 28:16; Is.14:12), com Julgamento pronunciado no Éden (Gn. 3:14-15)  Julgado na cruz (Jo 12:31).   Será lançado no fogo eterno, “gehenna, tartaroo”, (Mt.25.41; Dn.12.2), para sempre, castigado na consumação dos séculos.   E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo ... E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”  (Ap.20.1-3,10).

Um comentário:

  1. Muito bom esse ensino nos precisamos realmente saber quem é o nosso verdadeiro inimigo

    ResponderExcluir