sábado, 5 de março de 2011

Escatologia - Doutrina das Ùltimas Coisas (Parte 1)

Escatologia

Escatologia tem origem em duas palavras gregas “eschatos” (último, fim de uma era) e logos” (estudo, ensino)  Escatologia significa "Estudo das Últimas Coisas" ou "das Coisas Futuras".

A doutrina das ultimas coisas estuda os acontecimentos que ainda estão por vir através do que nos diz a Palavra de Deus. Os crentes devem ter clara noção acerca das profecias bíblicas pois elas são de suma importância para o real entendimento de várias doutrinas, como por exemplo, a que nos dá a segurança da eterna salvação proporcionada pelo sangue de Cristo, negligenciar este ensino é negligenciar nossa salvação, pois é para estas mesmas coisas, e para ficarmos livres de muitas delas, que fomos salvos.  Vejamos a seqüência destes eventos:

A segunda vinda de Cristo
Jesus prometeu voltar. Em várias ocasiões Ele afirmou que voltaria. Não mais para "...buscar as ovelhas perdidas da casa de Israel ",(Mt.15.24)  mas para buscar a Sua Igreja para estar com Ele;  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”  (Jo.14.3).
Na primeira fase de sua volta, Ele arrebatará o povo de Deus; na segunda fase, sete anos depois, fará justiça sobre as nações ímpias e estabelecerá Seu reinado por mil anos; (I Ts.4.16-17; Ap.20-22).  A primeira fase será secreta e só a Igreja sentirá seus efeitos. A segunda fase, todos O verão; Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”   (Ap.1.7)

Arrebatamento da igreja
Arrebatar quer dizer raptar, levar com ímpeto, sacar com força, arrancar, resgatar, tirar.
Para os crentes significa o momento glorioso em que Jesus, na Sua volta, levar a Sua Igreja para junto de Si. O arrebatamento dar-se-á "num abrir e fechar de olhos"(I Co.15.52), em dia e hora que não sabemos; “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.” (Mt.24.44), seremos transformados; (I Ts.4.16-17), e seremos semelhantes  a Ele;  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”  (I Jo.3.2).

Tribunal de Cristo
Todos os salvos no céu, após o arrebatamento, comparecerão diante de Cristo o Justo Juiz; (Jo.5.22), ocasião em que tudo será transparente; "Todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de tratar" (Hb. 4.13), e público, ou seja, o que tivermos feito por meio do corpo, de bom ou ruim, será conhecido por todos os presentes. "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal" (II Co.5.10). O julgamento será para galardoar aqueles que foram fiéis; que não enterraram seus talentos; (Mt.25.21), que souberam utilizar os dons espirituais e ministeriais recebidos; (I Co.3.12-14), que, cumpriram a missão que o Senhor lhes confiou. Estes receberão aprovação divina, recompensa e honra.  (I Co.3.8; I Co.3.14; Cl.3.24; Ap.22.12).

Bodas do Cordeiro
A expressão "Bodas do Cordeiro" define o encontro da noiva, (Igreja) com o seu noivo (Jesus), agora unidos para sempre. Esta celebração, será uma festa de grande alegria e glória. "Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe glória! Pois são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se aprontou" (Ap.19.7). Nas Bodas, o Senhor cumprimentará a todos, e todos O conhecerão de perto. Enquanto se realiza a celebração das Bodas, os que ficaram na Terra, estarão passando por uma  terrível tribulação. Ao instituir a Santa Ceia, Jesus disse aos apóstolos para que, em sua memória, comessem do pão e bebessem do cálice, e prometeu que aquela celebração seria repetida no céu: "E digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai" (Mt. 26.29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário